Para que serve um caminhão-pipa?

Conhecido como caminhão-pipa ou caminhão-cisterna, dependendo do local que você estiver, é um veículo onde é acoplado um reservatório para transporte de água com capacidade que varia entre 5 mil a 20 mil litros. Para que serve um caminhão-pipa? Por que as pessoas precisam dele?

Para que serve um caminhão-pipa
Caminhão-pipa serve para limpeza na construção

A principal função deste tipo de caminhão é repor o abastecimento de água, interrompido por seca, manutenção da rede ou outras situações.

Um caminhão-pipa possui um sistema equipado com uma bomba aspersora que tem como finalidade dar rapidez para o abastecimento.

Para que serve um caminhão-pipa na cidade?

É comum encontrar vários caminhões como estes pelas ruas das cidades grandes. Será que falta tanta água assim?

A verdade é que a área de atuação das empresas que fornecem caminhões-pipa é bem ampla.

Eles abastecem piscinas em condomínios e academias, levam água a eventos temporários, ajudam a manter o funcionamento de restaurantes e hospitais, além de atuar na limpeza de ruas depois de obras ou feiras livres.

Além das atividades acima, o transporte de água por meio de caminhão-pipa é utilizado para irrigar jardins, abastecimento de residências, controle de poeira, combate a incêndios, terraplanagem, lavagem de máquinas e indústrias, entre outras.

Perceba que os caminhões-pipa atuam em diversos setores e precisam atender nos horários mais complexos, inclusive nós feriados e finais de semana.

Ao buscar entender para que serve um caminhão-pipa é importante saber também que ele conta com um equipamento de pressão, uma espécie de bomba, que acelera o trabalho.

Podemos citar, como exemplo, uma piscina ou caixa-d’água com 10 mil litros leva, em média, 24 h para seu enchimento total. Já com o caminhão-pipa, o tempo é de aproximadamente 30 minutos.

Para que serve um caminhão-pipa
Para que serve um caminhão-pipa? Apagar incêndio!

Quais são os tipos de caminhão-pipa?

  • Tanque-pipa – Com capacidade para armazenamento de até 15 mil litros de água, ele é revestido com chapas de aço carbono e com bomba aspersora;
  • Tratamento de solo e irrigação – Este tipo de veículo é equipado com jatos d’água reguláveis, com aspersor duplo e barra irrigadora;
  • Combate a incêndios – Para controle de queimadas e incêndios, esse caminhão pode ser utilizado em diferentes tarefas nos setores agrícolas. Possui um escorvador, carretel de mangotinho, caixa bomba e barra irrigadora;
  • Irrigação – Utilizado para multitarefas na agricultura e no segmento florestal, ele tem um dispositivo de irrigação localizado de muda-planta e tem ainda um equipamento canhão monitor, barra de irrigação, guarda-corpo, escorvador e suportes laterais;
  • Multitarefa – É um veículo usado para tarefas diversificadas como lavação, abastecimento ou irrigação e conta com um aspersor único, barra irrigadora, caixa-bomba, escorvador e carretel de mangotinho;
  • Lavação – Usado para lavagem em geral como ruas, máquinas, controle de poeira e irrigação de jardins e gramados. O caminhão-pipa é equipado com jato de alta pressão, com guarda-corpo, irrigador inferior e barra irrigadora.

Segurança no transporte de água potável. O que observar?

O caminhão-pipa ou caminhão-cisterna é uma das escolhas mais seguras e eficientes no transporte de líquidos, principalmente água potável, para evitar transtornos no dia a dia das grandes cidades.

Mas não basta pegar o telefone e ligar para o primeiro caminhão que aparece na sua frente. É sempre recomendado avaliar a reputação da empresa e também os laudos oferecidos.

Inclusive, aqui na Água Anchieta, sempre deixamos nossos laudos disponíveis para que os clientes possam conferir a qualidade da água que transportamos.

Aqui abaixo você pode ver uma lista de critérios que devem ser avaliados quando necessitar do serviço de um caminhão-pipa:

  • Contratar uma empresa de transporte de líquidos que tenha documentos que ateste o bom funcionamento do caminhão-pipa;
  • Constatar se a empresa segue a legislação da vigilância sanitária. E se possui alvará de funcionamento;
  • O material do tanque deve ser anticorrosivo, não tóxico e não pode mudar a qualidade da água;
  • Observar a documentação com os dados referente à última limpeza do reservatório;
  • O veículo que fará o transporte deve estar em perfeito estado de conservação, limpo, sem odores indesejáveis;
  • As mangueiras, bombas de recalque e acessórios de manipulação da água potável devem ser exclusivas;
  • O caminhão-pipa utilizado para transporte de água potável deve ser restrito para essa atividade, não podendo levar outro tipo de produto ou material;
  • O veículo deve ser cadastrado, possuir laudo de potabilidade da água e medidor de cloro.

Viu só, além de entender para que serve um caminhão-pipa, existem uma série de regras que cada empresa deve seguir e você precisa acompanhar para que receba um produto de qualidade.

Estes são pontos importantes e que são seguidos aqui por nós para garantia ao consumidor final o recebimento de um produto de qualidade, seja para o consumo humano ou mesmo para atividades diversas que a água seja necessária.

Para que serve um caminhão-pipa
Para que serve um caminhão-pipa? Cuidados com jardins

Aqui na Água Anchieta atuamos em diversos bairros da cidade de São Paulo. Fornecemos caminhão-pipa para encher caixa d’água, piscinas, reservatórios e também para repor falta de água em restaurantes e outros estabelecimentos.

Depois de entender para que serve o caminhão-pipa e se você tiver alguma necessidade neste sentido, entre agora em contato com o nosso time de atendimento e vamos encontrar uma solução para lhe ajudar no fornecimento de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *